Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2019

Múmia do faraó Tutmés III

Imagem
Tutmés III era filho do faraó Tutmés II e de uma concubina chamada Ísis. A esposa principal de Tutmés II (ou "Grande Esposa Real" de acordo com o título da época) era a sua meia-irmã Hatshepsut Este casamento não gerou nenhum filho homem, tendo Tutmés II antes de falecer nomeado como seu sucessor Tutmés III. Contudo, uma vez que Tutmés era muito novo para reinar quando o seu pai morreu, a sua tia e madrasta, Hatshepsut, tornou-se regente.

Palácios sob medida para faraós

Imagem
Pouco sabemos sobre os palácios onde residiam os reis. As ruínas dos palácios de Ramsés II e Ramsés III, próximas de seus templos funerários, eram lugares que eles frequentavam apenas em cerimônias específicas. Mesmo assim, possuem um elemento que parece ter sido comum em todos os palácios: a "janela das aparições". Era uma abertura na fachada do edifício com uma espécie de sacada onde o rei ficava para receber homenagens de altos funcionários e de onde lhe jogava recompensas. No palácio de Amenhotep III em Malqatta, na margem esquerda do Nilo na cidade de Tebas, pode-se ver imensas salas de recepção, algumas com um pódio para o rei. Os aposentos reais eram muitos simples, pois ele mandou construir um outro palácio ao lado do primeiro para sua mulher, a rainha Tiy. O principal luxo dos palácios, além das dimensões dos quartos, era a decoração. Paredes, chãos e tetos eram decorados com pinturas de animais e plantas. As molduras das portas eram ornadas de plaquetas de cerâmic

A Primeira Imagem da Esfinge de Gizé

Imagem
Esta é uma das primeiras fotografias de da grande esfinge. Como vocês podem observar ainda está enterrada até o peito em areia. O resto está a espera debaixo da terra.

Residência de alto padrão com jardim e piscina

Imagem
 A Aristocracia egípcia morava em grandes casarões de muitos cômodos. Alguns tinham até setenta quartos! O plano geral era sempre o mesmo: uma área de recepção, aberta aos visitantes, e um espaço particular, onde ficavam os quartos do dono da casa, das mulheres e dos filhos, Só variavam as dimensões e o grau do conforto. Às vezes, o teto era sustentado por colunas de madeira e as paredes decoradas com pinturas. O conforto dessas moradias provinha principalmente do grande jardim que as cercava e que muitas vezes tinha uma piscina, um oásis de frescor. Os espaços de serviço, cozinhas, despensas e quartos dos servos também ocupavam uma parte considerável da propriedade.

O Deus Anúbis

Imagem
Anúbis , também chamado de Anupo, é o deus egípcio protetor, guardião e guia dos mortos. Na mitologia egípcia, ele auxilia os mortos no encontro com Osíris. Para isso, é associado ao olho de Hórus e também apontado como o deus dos ritos funerários, como o processo de mumificação dos faraós. Note que na mitologia grega, Anúbis é associado a Hermes, o mensageiro dos deuses.

Hino ao deus Aton

Imagem
Ay, o vizir, flabelífero à direita do rei, diz: “ Apareces na perfeição da tua beleza, No horizonte do céu,  Disco vivente, Criador de vida; Elevas-te no horizonte a oriente, Enches cada região com a tua perfeição. Tu és belo, grande, brilhante, Erguido acima de todo o universo, Os teus raios abraçam as regiões Até ao horizonte de tudo o que crias. Tu és o princípio solar [Ré], Reges o país até os seus limites, Ligá-los através do teu filho que amas.  Afastas-te, Contudo os teus raios tocam a terra, Estás frente a nossos olhos, o teu caminho permanece desconhecido; Deitas-te no horizonte ocidental, O universo está nas trevas, como morto. Os homens dormem nos seus quartos, Cabeça tapada, Ninguém reconhece o irmão. Roubemos-lhe os bens debaixo da cabeça, Não se apercebe de nada. Todos os leões saem dos seus covis, Todos os répteis mordem. O mundo gira em silêncio, É a mais profunda treva, O seu criador repousa no horizonte.  Tu [Aton] ergues-te pela alba, no horizonte, Raias, disco solar

Casas e Palácios

Imagem
Do casebre do agricultor ao palácio do rei, as casas do antigo Egito geralmente eram feitas de tijolos de argila seca. Por isso, quase nenhuma dessas construções sobreviveu.

Teoria da Esfinge de Giza

Imagem
A Grande Esfinge foi originalmente uma representação do deus Anúbis (chacal) e depois modificada? Uma Teoria muito interessante, sustenta que a cabeça da Grande Esfinge era de fato originalmente a de um animal, mas não de um leão. Era originalmente um cachorro e representava o deus egípcio dos mortos, Anúbis. O corpo da Esfinge não seria um felino, pois os leões são conhecidos por suas costas curvas e possui uma juba, o que é ausente na Esfinge. O corpo tem a forma de um cachorro agachado.  Há muitas evidências circunstanciais para apoiar essa teoria A imagem mais conhecida de Anúbis é a estátua de Anúbis encontrada dentro da tumba do rei Tutancâmon, que o mostra como um cão agachado (Foto 3). Se a cabeça da estátua era originalmente a de um chacal de orelhas pontudas, como Anúbis é frequentemente retratado, a erosão acabou arruinando suas orelhas e talvez seu focinho. Os faraós então procuraram restaurar a estátua e a remodelaram para ter a cabeça de um homem, transformando-a na figur

Vestido do Antigo Egito

Imagem
Detalhes de um vestido do Antigo Egito

Gatos Mumificados

Imagem
No  Egito Antigo , esses pequenos animais  eram  venerados como verdadeiros deuses, ganhando uma atenção deveras especial. Basta ver os diversos desenhos nas pirâmides, escritos e estátuas em adoração a Deusa Bastet, uma mulher com cabeça de  gato  que simbolizava a fecundidade, o amor materno e proteção aos lares.

O Templo de Luxor

Imagem
Conectado ao templo de Karnak por uma avenida ladeada de esfinges, o templo de Luxor tem uma estrutura mais enxuta. O pilão e o pátio externo de Ramsés II dão acesso a uma colunata aberta que leva ao primeiro pátio solar de Amenhotep III. Entrando mais, chega-se a uma grande sala com colunas, dali aproximando-se do naos por uma sucessão de salas cada vez menores. Estas são cercadas de salas anexas e capelas onde eram guardadas as barcas para as procissões.