A Serviço Do Faraó
A Profissão de escriba era a mais importante de todas. Nenhum povo da Antiguidade deixou tantas inscrições quantos os egípcios e nenhum deu tanta importância à escrita.
A Escola De Escribas
O aprendizado da profissão de escriba era demorado, mas proporcionava muita satisfação. " Sejam escribas! Assim fugirão de todo trabalho incômodo e ficarão livres de todo tipos de tarefas." Era uma profissão cobiçada pelas pessoas ambiciosas, visto que proporcionava oportunidades de promoção. A escola propriamente dita durava quatro ou cinco anos, sob a direção de um mestre que ensinava os fundamentos da leitura, da escrita e da matemática. O método era simples: decorar e repetir infinitas vezes as palavras do professor.
Quem errava levava golpes de bastão! Segundo um ditado, " a orelha do garoto fica nas costas e são os golpes que o fazem prestar atenção". Os escribas aprendizes saíam da escola no começo da adolescência e iam aprimorar sua formação nos escritórios das administrações, onde aprendiam as formulas mais usadas. Por fim, de um funcionário, que era concluído comum exame de redação de um texto clássico.
Comentários
Postar um comentário