Alexandria, Capital Do Mundo Antigo

Alexandre projetou sua cidade numa localização ideal para um porto. Contudo, foi seu ex-ministro Ptolomeu I quem terminou de construir a cidade. A capital dos faraós gregos se desenvolveu rapidamente e, em pouco tempo, chegou a ter quinhentos mil habitantes. Suas avenidas tinham até trinta metros de largura e seu farol ao largo do porto era o mais alto do mundo e decorado com estátuas gigantescas.
Mais fabulosa ainda era a grande biblioteca de Alexandria . Os Ptolomeu quiseram reunir nela todos os conhecimentos da época, tendo para isso enviado mensageiros pelo mundo encarregados de coletar todas as obras escritas até então.
Quando não era possível transportar o original, eles faziam uma cópia. Os faraós gregos construíram também um excepcional centro de pesquisa, o museu de Alexandria, onde trabalharam os cientistas e filósofos mais conhecidos da época, como os matemáticos gregos Euclides e Arquimedes. Infelizmente, a biblioteca e o museu foram destruídos num incêndio durante a conquista romana.


Atual Biblioteca de Alexandria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide de Miquerinos

400 Faraós, 31 Dinastias

A Barca Solar do Faraó Quéops