Um pouco sobre a rainha Nefertiti
Nefertiti foi uma rainha da XVIII dinastia do Antigo Egito, esposa principal do faraó Amenófis IV, mais conhecido como Akhenaton. Nefertiti e o seu esposo tornaram-se conhecidos pela revolução religiosa, na qual adoravam apenas um deus, Áton, ou o disco solar.
Ela nasceu em 1370 a.C., em Tebas e faleceu no Egito agora não sabemos o local exato.
Seu nome completo era Neferneferuaten Nefertiti.
Ela era filha de Aí que foi o penúltimo faraó da XVIII dinastia egípcia. Governou o Antigo Egito durante um breve período de quatro anos entre 1327 e 1323 a.C. ou entre 1323 e 1319 a.C., segundo os autores. Antes de se tornar faraó Aí foi um alto funcionário ao serviço de três faraós, Amenófis III, Amenófis IV e Tutancâmon.
É possível que Aí fosse o pai da esposa de Aquenáton, a rainha Nefertiti, uma vez que foi detentor do título de "sacerdote pai divino" o que pode sugerir uma relação próxima com Aquenáton (embora não necessariamente familiar). Aí teria também sido pai da rainha Mutnodjmet, esposa do general (e mais tarde faraó) Horemebe.
Nefertiti teve seis filhas com Aquenáton: Meritaton, Meketaton, Anchesenamon, Neferneferuaton, Neferneferuré eSetepenré.
Tornou-se famosa pelo seu busto, agora no Neues Museum, em Berlim.
Comentários
Postar um comentário