Templo de Edfu

Templo de Hórus em Edfu é amplamente considerado o mais impressionante de todos os templos do lado do Nilo ao longo da jornada entre Luxor Aswan. Esta atração do Egito antigo é uma parada obrigatória de todos os navios de cruzeiro que fazem a viagem no lado sul do país, que também param em outros locais como Esna e Kom Ombo.
 
Assim como em Esna, o templo em Edfu é uma construção tardia. Ele foi construído durante o período greco-romano por Ptolomeu III e Ptolomeu IV, e outras adições foram feitas posteriormente, mas os construtores meticulosamente preservaram a forma dos verdadeiros faraós do Egito. Como resultado, uma visita a Edfu permite que você veja como todos os outros templos em ruínas ao redor do Egito seriam se tivessem sido construídos 2000 anos depois. 

Onde está localizado o Templo de Hórus?

 

O pitoresco Templo de Hórus está localizado no centro da cidade de Edfu, situada no lado ocidental do Rio Nilo entre Esna e Aswan. O templo foi construído num local estratégico de forma que ficasse longe do deserto mas também não fosse afetado pelas inundações do Rio Nilo Egito. No século 19, a vila dos locais se estendeu até o templo, com algumas casas ao pé do telhado do templo quando o mesmo ainda estava coberto de areia, agora os prédios já foram removidos, mas ainda dá para ver que a escavação ainda é muito evidente.

Características do Templo de Edfu

 

O templo é muito completo, incluindo a fachada do pilone que foi construído pelo pai de Cleópatra no século I aC, com uma entrada ao meia que leva  a um salão que precede o santuário de Hórus, a parte final e mais importante do templo. Tudo isso configura o mesmo padrão arquitetônico de um templo de fachada do Novo Império, cujas ruínas podem ser vistas em muitos outros pontos turísticos ao redor de Luxor e ao longo do Vale do Nilo. O Templo de Hórus em Edfu é de longe o mais completo exemplo deste estilo arquitetônico.

Por que o Templo de Edfu também é chamado de Templo de Hórus?


O Templo de Edfu é conhecido como Templo de Hórus por ser um monumento dedicado ao deus Hórus. As gravuras nas paredes relatam a história mitológica do deus Hórus, rituais e oferendas, sempre representando o deus nas lutas contra os seus inimigos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

400 Faraós, 31 Dinastias

Pirâmide de Miquerinos

A Barca Solar do Faraó Quéops