Amenófis I

Amenófis I Djeserkaré (em egípcio antigo: Amen-hotep) (morreu em 1504 a.C.) foi o segundo faraó da XVIII dinastia egípcia. Governou de 1525 a.C. a 1504 a.C. e foi enterrado na tumba KV39. Amenófis I era filho de Amósis I o faraó que fundou a XVIII dinastia e o Reino Novo. Foi o segundo faraó da 18ª dinastia.
Seu nome de nascimento Amenhotep significa Amon está satisfeito e seu nome de trono Djeserkare, Sagrada é a alma de Ra. Também é conhecido pelo seu nome grego Amenófis.
Pelas observações de fenômenos astronômicos e documentação é possível que a ascensão de Amenófis ao trono tenha sido 1526 a.C mas há possibilidade de ter sido em 1546 a.C.
De acordo com Mâneton, Amenófis I governou o Egito durante 20 anos e 7 meses ou 21 anos de acordo com outras fontes. Portanto é atribuído à Amenófis I um reinado de 1546 até 1526 a.C, ou ainda 1526 até 1506 a.C ou 1525 até 1504 a.C. de acordo com os vários pesquisadores.
Amenófis era filho de Amósis I e sua esposa Amósis-Nefertari. Seus irmãos mais velhos eram Amósis Sapair e Amósis-ankh, ambos morreram antes dele o tornando faraó com a morte de seu pai. Amenófis I casou com sua irmã Amósis-Meritamon que se tornou Grande Esposa Real e teve uma outra esposa de nome Sitkamose como está registrado numa estela da 19ª dinastia.
Esse faraó não teve herdeiros.
Amenófis I seguiu os passos de seu pai que foi um grande conquistador. Ele se dedicou a manter e aumentar o poder do Egito. Em duas tumbas foram descobertos textos que indicam que ele liderou campanhas na Núbia expandindo as fronteiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide de Miquerinos

400 Faraós, 31 Dinastias

A Barca Solar do Faraó Quéops