Henutemiré

Henutemiré 

É supostamente a terceira e mais jovem filha de Seti I e da rainha Tuia, e a irmã mais nova de Ramessés II e da princesa Tia-Sitre. Esta teoria baseia-se em uma estátua da rainha Tuya, agora no Vaticano. A estátua mostra Tuya com Henutemiré, portanto, presume-se que elas eram mãe e filha. No entanto, ela é mencionada como "irmã do Rei", assim não está claro se ela era uma irmã mais nova, filha ou noiva de Ramsés.
Quando Henutemiré é mencionado como irmã de Ramsés, ela mantém um relacionamento com seu irmão. Ramsés se deita com sua irmã em todas as noites de Ísis (deusa da beleza) o que faz com que Henutemiré tenha muitos filhos gerados nessa relação irem de encontro a Set (deus do submundo). Henutemiré também foi por muito tempo a filha única do Rei Seti, e o mesmo a adorava como uma deusa. Como filha única Henutemiré assumiu o papel de herdeira do trono do Egito, sendo assim, ela aprendeu a escrever, além de aprender o que tinha de mais avançado na matemática e ciências. Porém seu caminho ao trono durou até seus 23 anos, depois disso Ramsés nasceu e foi considerado o novo herdeiro do trono, por ser homem. Mas a adoração de Seti pela filha durou até a sua morte, como mostra nos seus antigos papiros, onde Seti chegou a citar os belos olhos azuis de sua adorada filha.
Seu nome significa "A senhora é como Rá". Ela se casou com Ramsés II e tornou-se grande esposa real; se ela era sua filha, ela foi a quarta, depois de Bintanath, Meritamen e Nebettawy. Ela é mostrada em estátuas de Ramsés de Abukir e Heliópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide de Miquerinos

400 Faraós, 31 Dinastias

A Barca Solar do Faraó Quéops