Templo Mortuário da Rainha Hatshepsut

O templo mortuário de Hatshepsute, conhecido como Djeser-Djeseru ("A maravilha das maravilhas") está localizado no complexo de Deir El-Bahari, na margem ocidental do rio Nilo, perto do Vale dos Reis, no Egito. Este templo mortuário foi construído em homenagem a Amon-Rá, o deus do Sol, e está localizado junto ao templo mortuário de Mentuotepe II. É considerado "um dos incomparáveis monumentos do Antigo Egito". É um templo mortuário construído pela faraó Hatshepsute e desenhado pelo arquiteto Senenmut. Hatshepsute era a filha de Tutmés I, a grande esposa real de Tutmés II e regente do seu filho, o futuro Tutmés III que foi proclamado Faraó, e construiu vários templos, dos quais o principal é Deir El-Bahari, perto de Luxor. O templo foi dedicado aos deuses Amom, Anúbis e Hator.
Após a morte da rainha, o seu enteado Tutmés III assumiu todos os poderes. Este mais tarde veio a destruir as suas inscrições e estátuas, com o objectivo de eliminar a sua imagem.
O templo foi o local onde, em 17 de novembro de 1997, ocorre o massacre de 62 pessoas, sobretudo turistas, pela mão dos extremistas islâmicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide de Miquerinos

400 Faraós, 31 Dinastias

A Barca Solar do Faraó Quéops