Amenófis

Antes de ser divinizado Amenófis  IV era um faraó que havia administrado o Egito Antigo, de 1352-1336 a.C., durante a XVIII dinastia. Ele se destacou dos demais reis devido ao fato de ter instaurado o culto a um único Deus, Aton (divindade do sol) e de ter construído a cidade de Amarna especialmente para a divindade ser cultuada, algo que causou tremendo alvoroço em uma civilização que estava acostumada a cultuar diversas divindades.
Sendo assim, pode-se dizer que Amenófis foi o faraó que implantou o monoteísmo (culto ao único Deus) no Egito Antigo e também foi considerado uma espécie de profeta, que tinha o objetivo de passar os ensinamentos de Aton à população egípcia, como a importância do amor ao próximo, a bondade e a justiça. No quinto ano do seu reinado ele mudou seu nome de "Amenofis", que dizer "  Amon está satisfeito" para Aquenáton" que significa "o espirito atuante de Aton".
Amenófis também foi dito como um revolucionário, pois foi o primeiro rei a se casar com uma mulher sem nenhum título de nobreza, algo incomum, até então, na sociedade egípcia.
Ele também inseriu mudanças na arte, implantando os elementos da natureza em pinturas e objetos, sendo que antes os trabalhos artísticos sempre representavam figuras mórbidas. Pode-se afirmar que seu reinado durou pouco tempo, mas foi o suficiente para mudar, na época, a cultura daquela sociedade.
Mas, você deve estar se perguntando: como Amenófis se tornou um ser divino ?
E essa resposta vem baseada em uma lenda. Antes da existência dos homens, o Egito Antigo era governado por deuses, que, segundo a mitologia egípcia, tinham uma característica interessante, a cabeça alongada. Amenófis também tinha o formato da cabeça bastante comprido, bem como o pescoço, as pernas e os braços, por essa razão, foi considerado pela civilização como um ser co descendência divina. Após a sua morte passou à ser cultuado como um Deus que representava o amor divino, mas com o passar dos anos sua figura foi esquecida, já que os faraós posteriores a Amenófis voltaram a instaurar o politeísmo no Egito Antigo e fizeram questão de destruir os templos de Aton e a cidade de Amarna.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

400 Faraós, 31 Dinastias

Pirâmide de Miquerinos

A Barca Solar do Faraó Quéops